O que significa Oppa, Hyung, Noona e Unnie



Olá Chingus! Provavelmente vocês que estão lendo esse post já ouviram falar as seguintes palavras: Oppa, Hyung, Noona e Unnie, sejam pelo fato de vocês morarem na Coreia ou assistirem os famosos dramas coreanos. Bem, na Coreia a idade é extremamente importante pelo fato de que é começando por aí que eles sabem onde é exatamente que você está no nível hierárquico deles. Claro que a idade não é o único fator, mas vamos começar por aí. Para você saber sua idade Coreana, você precisa ter em mente que quando os Coreanos nascem eles já tem um ano de idade, nesse caso você só precisaria aumentar apenas um ano na sua idade normal. Como toda as regras tem sua exceção, vamos lá. Pessoas que nascem na virada do ano ou próximo devem aumentar dois anos de idade, pois na Coreia quando da um de Janeiro, eles automaticamente fazem "aniversário." Como assim Laryssa? Simples, como nesse ano eles vão fazer tal idade, quando o ano se inicia eles já se consideram com essa idade. Meio complicado não é mesmo?!

Mesma idade
Quando se tem a mesma idade os Coreanos tendem a se tratar igualmente assim se rotulando amigos, mesmo que vocês tenham acabado de se conhecerem. Essa pessoa vai falar mais informalmente com você e de maneira mais casual sem se preocupar com o nível hierárquico. Obviamente que eles não irão agir como se vocês se vocês conhecessem há muito tempo e fossem amigos de longa data.

Mais velho
Como eu havia mencionado antes, a sua idade é extremamente importante, mesmo que a diferença seja apenas de um ano. O fato de você ser o mais velho significa - pelo menos teoricamente - que você é mais sábio e tem mais experiência de vida que a outra pessoa mais nova. Isso faz com que você seja "superior" e consequentemente suas opiniões e ideias são mais respeitadas. Lógico que isso não quer dizer que a outra pessoa mais nova não esteja certa ou não possa expressar a sua opinião. 

Oppa é utilizado geralmente para se referir á um rapaz mais velho que você, seja ele namorado, irmão ou um amigo próximo. Ele é usado apenas por mulheres.
Unnie é utilizado geralmente para se referir á uma garota mais velha que você, seja ela irmã ou uma amiga próxima. Também utilizado apenas por mulheres.
Hyung é utilizado para se referir á um rapaz mais velho que você, seja ele um irmão ou amigo próximo. Ele é usado apenas por homens 
Noona é utilizado para se referir á uma mulher mais velha que você, seja ela irmã ou uma amiga próxima. Também utilizado apenas por homens.


OBS: Se por um acaso você estiver na Coreia e se deparar com alguém que se encaixe em uma dessas características, por favor, não se refira a elas por esses nomes, pois eles geralmente são utilizados por pessoas próximas, então se for chamar alguém desse jeito pergunte antes a pessoa.












































































Postar um comentário